Mercado

Produção e venda de fertilizantes russa para a Europa

Os preços do gás na Holanda forçaram os produtores de fertilizantes de nitrogênio a suspender ou reduzir suas capacidades de produção na Europa. A International Fertilizer Association (IFA) não espera que os preços caiam.
Em maio de 2020, devido à pandemia COVID-19, os preços do gás TTF despencaram para o nível mais baixo de US $ 34 por 1.000 metros cúbicos. Mas agora os preços do gás estão quebrando recordes. No final de julho de 2021, devido aos baixos estoques na Europa, ao aumento do consumo de eletricidade e à redução do nível de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas, os preços do gás TTF saltaram para US $ 500. Após um incêndio em uma das fábricas da Gazprom, que causou uma redução no bombeamento de gás russo para a Europa, os preços bateram um recorde de US $ 600. Em 9 de setembro, eles ultrapassaram US $ 700 e, em 14 de setembro, US $ 800 por 1.000 metros cúbicos. Na semana passada, o custo do gás ultrapassou US $ 1,4 mil.

Em tal situação, não é lucrativo produzir fertilizantes de nitrogênio na União Europeia. Quando o preço do gás natural ultrapassa US $ 20 por milhão de unidades térmicas britânicas (cerca de US $ 700 por 1.000 metros cúbicos), os gastos em comprá-lo apenas para a produção de amônia se aproximam de US $ 800 por tonelada. Portanto, muitas empresas suspenderam ou reduziram a produção de fertilizantes de nitrogênio. Entre eles estão Yara International, CF Industries, Fertiberia Group, OCI, Achema e Odessa Port Plant.

Os especialistas da IFA acreditam que as dificuldades futuras não podem ser evitadas. Mesmo se a produção for restaurada até janeiro de 2022, a escassez de fertilizantes de nitrogênio e as interrupções no fornecimento ainda serão os problemas. Se os preços não caíssem, os agricultores não poderiam pagar por eles. Tanto a primeira como a segunda opções levam à aplicação insuficiente de fertilizantes de nitrogênio durante a primavera na Europa.

As vendas de fertilizantes de nitrogênio da Rússia para a União Europeia poderiam amenizar a situação, uma vez que os preços do gás natural para sua produção na Rússia são significativamente mais baixos. Além disso, o mercado europeu é fundamental para os produtores de fertilizantes russos, e eles podem aumentar as vendas de fertilizantes de nitrogênio no período outono-inverno em 5-15% em comparação com o mesmo período em 2020.


Fertilizerdaily, 21/10/2021
Fonte da Imagem: Unsplash

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo