Negócios

China e Laos intensificam cooperação em fertilizantes potássicos e planejam construir parque industrial

O governo do Laos assinou no sábado um memorando de cooperação com a empresa chinesa SINO-AGRI International Potash para construir um parque industrial de fertilizantes a base de potássio em Vientiane.

O parque receberá cerca de US$ 4,31 bilhões em investimentos, que devem gerar US$ 320 milhões em receita fiscal anual para o Laos e criar de 30.000 a 50.000 empregos locais, segundo Tong Yongheng, gerente geral da SINO-AGRI. 

A SINO-AGRI é uma subsidiária da Asia-Potash International Investment (Guangzhou), fornecedora líder mundial de fertilizantes a base de potássio com sede na província de Guangdong, no sul da China.

O parque será separado em três setores – um setor de fertilizantes potássicos, um setor não potássico e um vilarejo asiático-potássico. O setor de fertilizantes potássicos será usado para desenvolver uma indústria baseada no abundante minério de sal potássico local. 

O fertilizante de potássio é um dos três principais tipos de fertilizantes na indústria agrícola. No entanto, a China tem uma dependência relativamente alta de importações. O
consumo de fertilizantes potássicos da China foi de 13,84 milhões de toneladas em 2021. Do total, a China importou 7,57 milhões de toneladas, com uma taxa de importação superior a 50%.

A produção de fertilizantes à base de potássio das empresas chinesas no Laos foi de 1,5 milhão de toneladas em 2021 e deve chegar a 5 milhões de toneladas em 2025.

Global Times, 26/03/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo