Negócios

Rainbow tem interesse em subproduto da produção de fertilizantes fosfatados no Brasil

Uberaba está na mira de investidores estrangeiros interessados na exploração de terras raras. Esses minerais, conhecidos como o “ouro do século 21”, fazem parte de um grupo de 17 elementos da tabela periódica, sendo utilizados como matéria-prima essencial para a indústria de alta tecnologia. 

Em comunicado técnico, a empresa britânica Rainbow Rare Earths informou sobre convênio com a empresa de fertilizantes Mosaic Company. O objetivo é realizar uma avaliação econômica para a extração dos elementos de terras raras a partir da pilha de fosfogesso da Mosaic em Uberaba. 

As pilhas de fosfogesso de Uberaba contém valiosos elementos de terras raras que ocorrem como subprodutos da produção de ácido fosfórico, uma das matérias primas para os fertilizantes fosfatados como o MAP.

A Rainbow Rare Earths acredita que a composição desses minerais em Uberaba seja semelhante à encontrada em seu projeto em desenvolvimento em Phalaborwa, na África do Sul. Nessa fase inicial, a empresa e a Mosaic trabalharão em conjunto para produzir uma avaliação econômica preliminar dessa oportunidade.

As terras raras são componentes essenciais para a produção de uma ampla gama de produtos, desde celulares e motores de carros elétricos, supercondutores, turbinas eólicas, painéis solares, além de aplicações na indústria aeroespacial.

Jornal da Manhã – Adaptado GlobalFert, 25/07/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo