Novas Tecnologias

Empresa desenvolve fertilizante “inteligente” de fontes alternativas

Totalmente desenvolvido com tecnologia nacional, um novo fertilizante que tem como diferencial o encapsulamento do potássio e a presença de fósforo proveniente de fontes alternativas, está próximo de ficar à disposição dos produtores.

O produto, desenvolvido pela catarinense SulGesso com apoio das áreas de engenharia mecânica e agronômica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), contou com recursos de subvenção da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) na ordem de R$ 4 milhões.

Segundo nota divulgada pela SulGesso, a fonte alternativa de fósforo está dentro do próprio fosfogesso, um coproduto da fabricação de ácido fosfórico e a matéria-prima principal adotada pela empresa.

Já as fontes alternativas de potássio são misturas entre fontes tradicionais e fontes domésticas, como o próprio fosfogesso, fontes orgânicas e silicatos em geral, que conferem efeito sinérgico cujo resultado é a menor dependência das fontes tradicionais, como o cloreto de potássio.

André Cabral de Souza, analista da Finep, destacou a importância do novo fertilizante para o agronegócio: “Quanto ao encapsulamento de fertilizantes, os resultados obtidos são de importância incomensurável para o agronegócio e para o Brasil. Não só por conta de sermos um grande dependente da importação de NPK mas, também, pelo uso excessivo nas culturas, o que provoca problemas ambientais e gastos excessivos aos agricultores”.

Iniciado em 2020, o projeto do novo fertilizante deve ser concretizado até o final do primeiro semestre deste ano.

Globo Rural, 24/05/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo