Novas Tecnologias

Mosaic estreia sua divisão de Biosciences no Brasil

A americana Mosaic, uma das maiores empresas de fertilizantes do mundo, está lançando esta semana no Brasil sua divisão Biosciences, cujo foco inicial se concentra na área de bionutrição (inoculantes, bioestimulantes e biofertilizantes). A expectativa é que a nova frente de negócios gere um faturamento em 2024 no país, da ordem de US$ 1 milhão, mas que o valor alcance US$ 100 milhões por ano até 2030.

A divisão estreou nos Estados Unidos em agosto do ano passado. O Brasil, um dos principais mercados para os fertilizantes fosfatados e para o potássio vendidos pela multinacional, é o segundo país a contar com os produtos e serviços da Mosaic Biosciences, e China e Índia serão os próximos. “Queremos estabelecer um mix de estratégias global e regionais”, disse Eduardo de Souza Monteiro, country manager da Mosaic no Brasil, ao IM Business.

Para dar partida às operações, a Mosaic Biosciences Brasil terá no portfólio quatro produtos, para uso no solo ou em sementes. Segundo Alexandre Ricardo Alves, diretor da divisão, um deles ajuda a planta a se proteger de estresse hídrico, e os demais maximizam sua disponibilidade de nitrogênio e fósforo.

A expectativa é que, no total, 170 mil litros de produtos sejam comercializados no mercado brasileiro em 2024, sobretudo para produtores de soja e milho, volume que poderá ser aplicado em cerca de 1,5 milhão de hectares. Para multiplicar por 100 vezes seu faturamento nos próximos anos, a Mosaic Biosciences Brasil prevê crescimento orgânico e eventuais aquisições.

O avanço anual do mercado de bioinsumos tem sido de mais de 40% nos últimos anos, impulsionado pela maior sustentabilidade conferida à produção agrícola. E poderá ser acelerado ainda mais com o avanço da definição da regulamentação do segmento, que continua em discussão no Congresso.

InfoMoney, 21/03/2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo