Novas Tecnologias

Novo tipo de hidrogel pode ajudar na aplicação de fertilizantes nas plantações de eucalipto

Uma a árvore de eucalipto passa cerca de 7 anos crescendo até atingir o ponto de colheita. Depois disso, as madeiras ficam três meses em um processo de secagem e de preparação dos talhões para receber novas mudas.

A irrigação é feita no momento do plantio e, em vários casos, é usado o hidrogel, produto que ajuda a manter a umidade do solo.

Na plantação de uma grande empresa em Capão Bonito (SP), a aplicação do hidrogel é feita de forma semimecanizada, com o auxílio de uma mangueira e de um dosador. A mistura vira um gel, que absorve a água da chuva ou da irrigação e permite que ela fique no solo por mais tempo.

O gerente de silvicultura da empresa, Juliano Dias, diz que o hidrogel só é usado nos meses de estiagem, de abril a setembro, e que já faz 12 anos que o produto é empregado. O resultado foi uma redução de 50% no consumo de água e a mortalidade de plantas caiu de 8% para 2%.

Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em Sorocaba (SP), pesquisadores se dedicam ao estudo de um hidrogel diferente para usar nas plantações. André Senna, que é químico e doutor em engenharia de materiais, conduz há seis anos a pesquisa com a orientação do professor Vagner Botaro.

Segundo André Senna, esse novo hidrogel reduz o consumo de água, além de permitir o uso de fertilizantes, liberando apenas a quantidade necessária para o solo.

Vagner Botaro conta que, nas mudas plantadas com o hidrogel, o crescimento foi bem mais acelerado em comparação com o produto já encontrado no mercado. Por enquanto, os testes foram feitos apenas em eucaliptos, mas os pesquisadores ainda querem experimentar em outros tipos de plantas.

 

G1, 26/03/2017

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo