Novas Tecnologias

Prefeitura de Uberlândia vai produzir fertilizantes a partir do lodo de esgoto do munícipio

A prefeitura de Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro, vai produzir biocarvão para fertilizantes e combustíveis a partir da transformação do lodo do esgoto da estação de tratamento de esgoto Uberabinha, operado pela Dmae.

Na quinta-feira (25), a prefeitura inaugurou o Centro de Inovação em Sustentabilidade (CIS) na estação de esgoto, onde vai funcionar uma planta-piloto para a produção desses materiais. Após a validação do processo produtivo, a intenção é fazer o processamento de todo o lodo de esgoto do município.

“Todos esses produtos vão servir para aqueles que querem comprar crédito de carbono, sem dizer que ele vai favorecer Uberlândia na questão ambiental”, afirmou o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP).

A Dmae trata o esgoto mais de 700 mil pessoas em Uberlândia, e a produção de lodo de esgoto gira em torno de 21 mil toneladas desse resíduo sólido por ano. Hoje, 100% desse material é direcionado para o aterro sanitário do município.

O coordenador do projeto, Edimar Gelinski, disse que, por meio de pirólise – processo de decomposição térmica de materiais na ausência de oxigênio, essas 21 mil toneladas de lodo de esgoto geram 2,2 mil toneladas de biocarvão, 1,6 mil toneladas de óleo de pirólise (bio óleo) e 800 toneladas de gás de síntese.

De acordo com a prefeitura, o aproveitamento do lodo em vez do seu envio para o aterro sanitário representa uma economia anual da ordem de R$ 3,4 milhões.

GloboRural, 29/01/2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo