Produção

Clima é a principal preocupação dos investidores no setor agrícola, cresce a importância de um bom manejo.

O El Niño traz mudanças climáticas que impactam diretamente a produção agrícola, no Brasil, historicamente o norte e nordeste sofrem secas severas, enquanto que o sul recebe chuvas intensas. Nesse ano é esperado que o El Niño chegue com forte intensidade, causando deturpações no clima em todo o mundo, de acordo com o Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA).

As mudanças geradas pelo El Niño acabam trazendo prejuízo para os produtores que tem suas áreas atingidas por adversidades climáticas. Tanto que a maior preocupação dos investimentos no agronegócio são com o clima, segundo pesquisa recente realizada pela EY Decarbonization Framework, as mudanças climáticas estão sendo apontadas como o maior risco para o setor entre 47% dos investidores.

A utilização de tecnologias, aliados a técnicas que propiciem maior precisão na aplicação de insumo agrícolas, como os fertilizantes, são a uma maior garantia ao produtor para se precaver de possíveis perdas com o clima.

Reforçando esse ponto, o especialista em tecnologia para o agronegócio, Bruno Barros, diz que “Adotar a agricultura de precisão, os produtores podem otimizar recursos, como água e fertilizantes, evitando desperdícios e reduzindo os impactos ambientais”.

Mundo Geo – Adaptado GlobalFert, 01/08/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo