Produção

PhosAgro atinge recorde na produção de insumos agrícola

A produtora de fertilizantes russa, PhosAgro, publicou os resultados operacionais referentes ao 1º trimestre de 2024.

A empresa aumentou sua produção de agroquímicos em quase 7% no primeiro trimestre deste ano, representando um recorde de produção de 3 milhões de toneladas. Esse crescimento foi impulsionado pelo aumento de 9,2% na produção de fertilizantes fosfatados, o que representa 2,2 milhões de toneladas. O Grupo atribui os resultados alcançados à capacidade projetada atingida no complexo de produção de Volkhov.

A produção das principais matérias-primas aumentou 3,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, principalmente devido ao aumento de 5,4% na produção de ácido fosfórico, 4,7% na produção de ácido sulfúrico, bem como 2,2% na produção de amônia.

Em relação as vendas totais de fertilizantes, estas aumentaram para mais de 3 milhões de toneladas no primeiro trimestre de 2024, um crescimento de 11,5% em relação ao ano anterior, impulsionadas pelo melhor desempenho da produção atrelado a unidade de Volkhov. Os fertilizantes fosfatados foram os principais responsáveis pelo aumento das vendas, com mais de 2,3 milhões de toneladas vendidas ao mercado, aumento de 16% quando comparado com o mesmo período de 2023.

De acordo com o CEO da PhosAgro, Mikhail Rybnikov, a empresa segue implementando a estratégia de desenvolvimento de longo prazo, que visa expandir e modernizar as suas instalações de produção com um plano de investimento no valor de US$ 800 milhões. Ano passado a companhia iniciou o investimento no desenvolvimento das instalações de produção em Balakovo. O projeto, em curso, está na fase de estabelecimento de um acordo flexível para a produção de fertilizantes MAP, DAP, NPS e NPK e um aumento nos volumes de produção bruta. Concluída a terceira fase, a produção total do complexo Balakovo poderá aumentar em até 28%.

Segundo Rybnikov, “Até 2026, planejamos desenvolver capacidades nas nossas instalações de Balakovo que possam produzir quase 1 milhão de toneladas de fertilizantes NPK complexos e mais de 0,5 milhões de toneladas de fertilizantes DAP. Em 2024, pretendemos concluir a implementação de projetos em Cherepovets e Volkhov para aumentar o processamento de rocha fosfática em um total de quase 400 mil toneladas.”

GlobalFert, 07/05/2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo