Produção

Petrobrás está otimista em reativar produção de fertilizantes no Paraná

Durante coletiva de imprensa cedida na sexta-feira (04/08), o então presidente de Petrobrás, Jean Paul Prates, anunciou que há o interesse de retomar a operação da fábrica de fertilizantes nitrogenados do Paraná (ANSA).

A viabilidade do negócio está sendo estudada e até o momento as perspectivas são de otimismo para o reinicio da unidade. A planta que está hibernada desde 2020, possui capacidade de produção de 1975 t/dia de ureia e 1303 t/dia de amônia.

“É um passo muito importante porque representa a reentrada da Petrobrás na fabricação de fertilizantes, que é uma diretriz nacional, e não só da Petrobrás, após a invasão da Ucrânia pela Rússia”, disse Prates.

A grande vantagem competitiva da ANSA é o fato da planta estar perto da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária (PR), podendo aproveitar sinergias. A Petrobrás já havia tentado vender a unidade durante gestões anteriores, mas as negociações não foram concluídas.

De acordo com William França, diretor executivo de processos industriais e produtos da Petrobrás, antes da retomada, a fábrica deve passar por uma manutenção que deve durar oito meses.

PetroNotícias, epbr – Adaptado GlobalFert, 07/08/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo