Rocha triturada em pó aumenta nutrientes do solo


Agricultores baianos estão utilizando, em caráter experimental, um pó feito de rochas silicáticas moídas utilizado como fertilizante, com objetivo de aumentar a liberação de potássio no solo. A fórmula natural simula o processo natural de renovação do solo e pode fornecer potássio, cálcio, magnésio, silício, além da produção de argilominerais e acúmulo de matéria orgânica. 

A pesquisa foi liderada pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa Cerrado), Éder de Souza Martins, que destaca os detalhes da fase experimental. 

“Temos dois fornecedores de mineralizador próximos à região, em Dianópolis (TO) e Formosa do Rio Preto (BA), que podem atender a demanda local. Mas antes vamos testar se as rochas têm potencial de uso agrícola nos solos da região. E, para isto, faremos os testes em casas de vegetação e no campo experimental da Fundação Bahia, em Luís Eduardo Magalhães, para comprovar a eficiência e potencialidade do pó de rocha para liberar nutrientes”, afirma .

Há 18 anos o pesquisador da Embrapa conduz os estudos sobre diversos remineralizadores de rochas silicáticas moídas oriundos de fontes abundantes no Brasil – amparadas pela legislação vigente sobre o assunto no País. De acordo com o especialista, os resultados reforçam a eficiência agronômica desses vários tipos de rochas.

Para o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Júlio Cézar Busato, é importante avançar no uso da tecnologia em todos os processos que envolvem a produção agrícola.

“Pelos resultados já alcançados na prática, temos certeza que depois dos estudos específicos para a nossa região, o uso dos remineralizadores poderá ser uma realidade para trazer mais produtividade com menor custo para o produtor”, conclui o representante dos agricultores.

 

Correio do Estado, 31/01/2018



Cadastre-se e receba semanalmente e gratuitamente direto em seu e-mail a Newsletter do GlobalFert.



© 2018 GlobalFert - Todos os direitos reservados

Principal provedor de informações
estratégicas no mercado de fertilizantes