Culturas

El Niño pode impactar na nutrição do solo

Segundo especialistas, o fenômeno climático El Niño está entrando em atividade e pode provocar períodos de secas nas regiões Norte e Nordeste. Além disso, o fenômeno também deve resultar em excesso de chuvas no Sul, segundo pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Os impactos do El Niño podem aumentar o risco de lixiviação e erosão dos solos, com perdas importantes de nutrientes, especialmente na camada de zero até 25 centímetros de profundidade. Isso pode levar ao excesso no uso de fertilizantes, ou então a ineficácia dos mesmos.

O engenheiro agrônomo Caio Kolling, alerta que a utilização de fertilizantes em excesso nas lavouras pode provocar salinização dos solos. Segundo o especialista, um índice salino elevado pode interferir diretamente na saúde do solo pois reduz o desenvolvimento de raízes finas e, por consequência, a atividade biológica e os componentes físicos do solo.

Por isso é importante a manutenção do solo periódica com análises e profissionais que possam trazer maior precisão na dosagem de fertilizantes, garantindo uma boa nutrição para o crescimento das lavouras, ainda mais em um período de instabilidade trazido por fenômenos climáticos.

Agrolink – Adaptado GlobalFert, 13/07/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo