Produção

Brasil e Bolívia firmam acordo para produção de fertilizantes

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, assinou nesta terça-feira (30/1), um memorando de entendimento entre Brasil e Bolívia que prevê a realização de estudos para aumentar a produção de fertilizantes nos dois países. O objetivo é elevar a oferta dos produtos por meio da construção de fábricas de fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos.

Segundo informações da Pasta, a Bolívia tem grandes reservas de gás natural, que são usados na produção dos nitrogenados, além de minerais utilizados em outros tipos de nutrientes, mas carece de capacitação e de recursos para desenvolver suas cadeias – carência que o memorando tenta reduzir ao prever ações de cooperação técnica, plano de desenvolvimento industrial e programa de atração de investimento, entre outras medidas.

O ministro Carlos Fávaro destacou a importância da assinatura do acordo, destacando que ele pode contribuir para diminuição da dependência brasileira de fertilizantes importados.

“As alternativas precisam ser criadas, uma delas é o suprimento de gás natural com preços mais competitivos. Para que a gente possa restabelecer a construção e finalizar, por exemplo, a planta de Três Lagoas (MS) e em Cuiabá (MT), o suprimento de gás natural da Bolívia é fundamental”, disse, em comunicado.

O acordo de cooperação tecnológica entre instituições de pesquisa firmado entre o ministério, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Ministério do Desenvolvimento Rural e Terras (MDRT) prevê a criação de um Grupo de Trabalho composto por representantes dos países e a elaboração de um plano estratégico.

“Para a Embrapa é fundamental apoiar o fortalecimento dos laços com os países amigos por meio da ciência agropecuária, criando oportunidades de intercâmbio de conhecimento e de avanços em tecnologia e inovação” destacou a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá.

Os memorandos terão vigência de cinco anos, podendo ser renovados.

GloboRural, 31/01/2023

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo