Produção

Diretores da Petrobras e operadoras de potássio terão de esclarecer atual situação de pesquisas, exploração e produção no Brasil

A comissão de Fiscalização e Controle da Câmara aprovou na manhã desta quarta-feira, 20, o requerimento de autoria do deputado federal Edio Lopes (PMDB/RR) solicitando reunião de audiência pública com o Diretor de Abastecimento da Petrobrás S.A, José Carlos Cosenza e o Diretor Geral de Operações da Potássio do Brasil, Sr. Hélio Diniz, para prestarem esclarecimentos sobre a pesquisa, exploração e produção de potássio, especificamente no Estado do Amazonas.

A data da reunião de audiência pública ainda não foi marcada pela Comissão. Edio ressalta que a motivação para o requerimento está no fato, de que, o Brasil tem na agricultura seu principal pilar de sustentação econômica, vital para o equilíbrio da balança exterior, além de mandarmos para o exterior cerca de 3,4 bilhões de dólares todos os anos com importações deste insumo.

O Brasil importa atualmente cerca de 92% do potássio que é consumido no país. Ao se constatar apenas este dado, verificam-se subsídios suficientes para defender a necessidade de ampliar a produção nacional deste importante fertilizante, visando não apenas o equilíbrio da balança comercial, mas também como ferramenta de desenvolvimento da agricultura familiar e do agronegócio como um todo.

Edio reafirma a importância desta Comissão em contribuir com os esclarecimentos necessários sobre a atual situação de pesquisas, exploração e produção de potássio no Brasil.

“Sabemos que na bacia amazônica existem enormes jazidas de Potássio que foram identificadas e mapeadas há muito tempo, e que, até o momento a Petrobrás, detentora destas jazidas, nada fez para viabilizar a exploração deste importante insumo, nem se quer, presta informações, mantendo inertes estas jazidas, trazendo prejuízos fantásticos ao nosso país” afirmou Edio Lopes.

Potássio

Na década de 1980, a Petrobrás identificou uma reserva de sais de potássio, em especial a Silvinita no corredor do rio Madeira, nos municípios de Autazes e Nova Olinda do Norte. Pelas estimativas, a produção poderia atender toda a demanda brasileira e ainda ser exportada.

Usado como fertilizante agrícola, o potássio forma, juntamente com nitrogênio e fósforo, a base da adubação utilizada nas lavouras de grãos.

Roraima em Foco, 21/11/2013

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo