Produção

Eurochem consegue licença para iniciar produção de fertilizantes na Serra do Salitre

A Eurochem, empresa de capital russo com sede na Suíça, conseguiu na última quarta-feira (20/12) a licença para iniciar as operações de produção de fertilizantes fosfatados de Serra do Salitre (MG). A expectativa é que a companhia produza 1 milhão de toneladas do insumo por ano.

A deliberação do Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais ocorreu durante a 84ª Reunião Ordinária da Câmara de Atividades Industriais do colegiado e formaliza, dentre outras, a liberação para o início das atividades operacionais das plantas químicas de ácido sulfúrico e de ácido fosfórico, fundamentais para a produção dos fertilizantes.

O Complexo de Salitre recebeu investimento de US$ 1 bilhão e é o mais importante da Eurochem fora da Europa, também o maior novo projeto de produção de fertilizantes no Brasil.

Quando estiver pronto contribuirá com a redução da dependência da agricultura brasileira à importação de fertilizantes, hoje em cerca de 85%, diz a empresa.

A Eurochem já produz concentrado fosfático em Serra do Salitre, que ela vende a misturadoras. A nova estrutura permitirá à companhia fabricar também o fertilizante acabado, um produto de valor agregado mais alto, que dará a ela a capacidade de entrar mais diretamente na briga pela liderança do mercado brasileiro do insumo.

“A licença de operação é uma etapa fundamental para o complexo que vai transformar a EuroChem em um player importante na produção de fertilizantes, no Brasil e na América do Sul. Este resultado evidencia a confiança da sociedade em nosso negócio, que está em linha com o Plano Nacional de Fertilizantes e contribui, portanto, com o fortalecimento da competitividade do setor e com a soberania alimentar do país”, assegura Gustavo Horbach, diretor-presidente da EuroChem na América do Sul, em nota.

A empresa comprou o complexo do Salitre, ainda inacabado, da norueguesa Yara em 2021, por US$ 410 milhões.

Serra do Salitre é a única unidade totalmente integrada com processos de exploração da mina de fósforo e beneficiamento do minério da Eurochem.

A EuroChem é uma das únicas produtoras dos três principais macronutrientes da agricultura: nitrogênio, fósforo e potássio. Tem atuação em mais de 100 países.

Na América do Sul, além de Salitre, tem presença comercial em todos os estados brasileiros com as 22 unidades de mistura e distribuição da EuroChem Fertilizantes Tocantins e da Fertilizantes Heringer, da qual detém o controle acionário; e, na Argentina, com a EuroChem Emerger Fertilizantes.

GloboRural, 26/12/2023

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo