Produção

Fábrica de fertilizantes na Bolívia atinge produção recorde de 54 mil toneladas de ureia

A Fábrica de Amônia e Ureia da estatal boliviana YPFB, localizada na cidade de Bulo Bulo em Cochabamba, bateu recorde em setembro deste ano com produção de 54 mil toneladas de fertilizantes no mês.

“Com o trabalho da equipe operacional aumentamos a produção média de fertilizante. Passamos de 7 mil toneladas para 54 mil toneladas em setembro, essa diferença foi um recorde”, disse Armin Dorgathen, presidente da Yacimientos Petrolófilos Fiscales Bolivianos (YPFB).

A Fábrica de Amônia e Ureia, tem capacidade de produção de 1.200 toneladas por dia de amônia e 2.100 toneladas por dia de ureia granulada. O produto é utilizado como fertilizante para culturas agrícolas.

Até setembro de 2023, a YPFB faturou um valor superior a 22,8 milhões de dólares pela comercialização de mais de 50 mil toneladas de ureia granulada no mercado interno e mais de 47 milhões de dólares pela exportação de cerca de 142 mil toneladas para os mercados da Argentina, Brasil, Peru, Paraguai e Uruguai.

“Além de recuperar os mercados internacionais, durante esta gestão, a Bolívia reduziu ao mínimo as importações de fertilizantes e conseguiu garantir que a fábrica de amônia e Ureia cobrisse 99,9% do consumo nacional. A fábrica se consolida como o principal fornecedor de ureia, sendo este fertilizante o mais utilizado e consumido pelos produtores bolivianos”, disse a autoridade.

AméricaEconomía, 22/11/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo