Produção

Fospar, de Paranaguá (PR), faz Retrofit com ISCEON MO99

A empresa Fospar, controlada pela Mosaic Fertilizantes, única indústria produtora de superfosfato simples instalada no Estado do Paraná, realizou recentemente uma operação de Retrofit* para substituir em mais de 50 condicionadores de ar o fluido refrigerante R-22, pelo ambientalmente aceito DuPont ISCEON MO99.

Com o Retrofit, a Fospar passou a operar em conformidade com as diretrizes e prazos determinados pelo Protocolo de Montreal**, documento celebrado mundialmente na década de 1980 com o intuito de proteger a camada de ozônio. O R-22 constitui um produto do tipo HCFC – hidroclorofluorcarbono -, que, por degradar a camada de ozônio, faz parte da regulamentação do Protocolo e já possui cotas de importação no Brasil.

A Fospar S.A., companhia controlada pela Mosaic Fertilizantes, é produtora de superfosfato simples e possui terminal portuário especializado no recebimento de fertilizantes a granel, com capacidade de descarga de 2,6 milhões de toneladas ao ano. A Mosaic Fertilizantes é a maior produtora global de fosfatados e potássio combinados. Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, entrega cerca de 20 milhões de toneladas de fertilizantes para 40 países. No Brasil, possui cerca de 1.000 funcionários e atende mais de 5.000 clientes. Atua na produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em todas as culturas agrícolas, além de ingredientes para nutrição animal.

“Ao substituir o R-22 pelo ISCEON MO99 em seus equipamentos a Fospar oferece uma contribuição relevante para a preservação da camada de ozônio”, assinala Maurício Xavier, diretor de negócios da DuPont Fluorquímicos para a América Latina.

O Retrofit da Fospar foi executado pela empresa especializada EMPAC Ar Condicionado, uma renomada prestadora de serviços de instalação e manutenção em sistemas sediada na capital Curitiba (PR). De acordo com o diretor comercial da EMPAC Ar Condicionado, Victor Hugo Paiva, o procedimento foi rápido, de baixo custo e não houve necessidade de troca de peças de reposição.

“Nós apresentamos ao cliente, que preza muito pela gestão ambiental em seus processos, a opção de eliminar o R-22 e trabalhar de acordo com as diretrizes do Protocolo de Montreal. Após o primeiro Retrofit, recebemos a sinalização sobre a intenção de a Fospar repetir a operação em outras de suas unidades”, revela Paiva.

O fluido refrigerante ISCEON MO99 é considerado o substituto ideal do R-22. Além do bom rendimento que comprovadamente proporciona aos equipamentos e compressores, o produto apresenta o menor GWP – potencial de aquecimento global – em relação aos demais substitutos HFCs do R-22, sendo 42% menos do que em relação ao R-404A, por exemplo, e é compatível com os lubrificantes a base de óleo mineral (OM), alquibenzeno (AB) e poliol éster (POE).

* Retrofit = Conversão de equipamentos que contêm CFCs ou HCFCs, para operar com fluidos refrigerantes que não degradam a camada de ozônio.

** Protocolo de Montreal = Documento celebrado mundialmente no final da década de 1980, que estabelece metas e prazos para a eliminação dos CFCs e HCFCs, substâncias que degradam a camada de ozônio.

Fernanda Campos, 23/10/2014

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo