Produção

Obras na Serra do Salitre (MG) estão 90% concluídas

Quase pronto para inaugurar no início do ano que vem, a EuroChem comunica que as obras do Complexo Mineroindustrial de Serra de Salitre, em Minas Gerais, estão na reta final, faltam apenas 10%. Com investimentos de quase US$ 1 bilhão, a previsão da empresa é de que a unidade deverá suprir o mercado nacional com mais de um milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados, por ano.

A notícia é excelente para o agronegócio brasileiro, que apresenta grande dependência de importações para o consumo de fertilizantes, e se viu diante da disparada de preços, resultante do cenário geopolítico internacional. Atualmente, o país consome cerca de 42 milhões de toneladas anuais de fertilizantes, das quais 85% são importadas.

A produção local da EuroChem deverá equivaler a 15% da fabricação nacional do insumo. A multinacional, líder mundial na produção de fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos, retomou a construção em julho de 2022, após adquirir o complexo em fevereiro do mesmo ano.

Trata-se da primeira unidade de mineração do Grupo EuroChem fora do continente europeu. Vai integrar, também, atividades de produção, logística e distribuição de fertilizantes fosfatados. Na projeção de geração de renda local, a companhia espera envolver mais de 1,2 mil colaboradores, com atuação direta e indireta na operação. Durante a obra, cerca de três mil pessoas trabalham na unidade.

Na Europa, Ásia e Comunidade dos Estados Independentes, a multinacional com sede na Suíça emprega cerca de 28 mil pessoas, com produtos comercializados em mais de 100 países.

A segunda e última fase da obra, situada numa área de mineração de 7,45 milhões de metros quadrados, consiste no desenvolvimento de plantas químicas de ácido sulfúrico e de ácido fosfórico, no alteamento de uma das estruturas geotécnicas e no comissionamento das instalações.

Correio Brasiliense, 01/11/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo