Conteúdos PrópriosProdução

Petrobras oficializa novo acordo com a Unigel para a produção de fertilizantes no Brasil

Na última semana, a Petrobras oficializou um novo contrato com a Unigel, maior produtora de nitrogenados do Brasil. O documento é referente a um novo acordo entre a estatal e a empresa, onde a Petrobras irá trabalhar com industrialização por encomenda para obter os fertilizantes produzidos nas unidades da Unigel.

De acordo com a nota emitida pela estatal, “A Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, em continuidade aos comunicados divulgados em 06/06/2023 e 23/06/2023, informa que assinou, na data de hoje, um contrato com a Unigel Participações S.A. (Unigel) de industrialização por encomenda (tolling) para produção de fertilizantes nas fábricas de Sergipe e da Bahia.”.

A prática de tolling é uma alternativa para viabilizar o projeto da Unigel na produção de fertilizantes. A Petrobras irá fornecer gás natural – matéria-prima de fertilizantes nitrogenados – para a Unigel, que, por sua vez, irá produzir ureia e disponibilizar para a estatal. Além deste novo acordo, as empresas já possuem um contrato de arrendamento com as unidades de Sergipe e da Bahia para fabricação de fertilizantes por parte da Unigel.

Essa alternativa vem após turbulências vividas pela Unigel durante o segundo semestre de 2023, quando a empresa paralisou suas unidades de fertilizantes com a justificativa de que a produção não era rentável. Os altos preços do gás natural fornecido pela Petrobras foram os principais direcionadores da inviabilidade produtiva. Além disso, a empresa passa por um período de déficit financeiro, registrando prejuízo de R$1,05 bilhão no período de janeiro a setembro de 2023.

A estatal também cita que a parceria com a Unigel para a produção de fertilizantes de baixo carbono está em andamento. Atualmente, os projetos estão em fase de estudos.

O acordo está alinhado com o Plano Estratégico 2024-2028 da estatal para a produção de fertilizantes, conforme citado na nota oficial emitida pela Petrobras. As unidades da Bahia e Sergipe fazem parte dos planos da estatal para estimular a produção de fertilizantes nacionais.

GlobalFert, 02/01/2024

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo