Produção

Presidente da Petrobras indica data para a retomada na fábrica de fertilizantes UFN3

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, com exclusividade ao Correio do Estado, confirmou a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN3), em Três Lagoas, que estão paradas desde 2014 com 81% da construção concluída.

Em entrevista à reportagem, durante o lançamento, realizado no Rio de Janeiro (RJ), da segunda etapa da maior seleção pública socioambiental da história da estatal, no ano em que completa 70 anos, Jean Paul Prates explicou que o anúncio oficial será feito após a conclusão do Plano Estratégico da Petrobras 2024-2028, que está em fase final de elaboração e detalhará o orçamento para possíveis fusões e aquisições da empresa.

“Nós só vamos definir essa questão depois de o plano estratégico ser anunciado, o que está agendado para o fim deste mês e início do próximo, caso não aconteça nenhum contratempo. Nós vamos fazer uma reconfiguração de toda essa parte de fertilizantes depois do plano estratégico”, declarou Prates.

A princípio, as obras da fábrica de fertilizantes seriam retomadas apenas a partir de 2026, com conclusão prevista para 2028, porém, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cobrou que a construção seja reiniciada já no próximo ano para que a entrega seja feita no último ano do seu governo.

Uma visita do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, às obras paradas da UFN3, que marcaria o anúncio da retomada de planos para a fábrica da Petrobras, foi desmarcada no início deste mês porque o Plano Estratégico da Petrobras 2024-2028 ainda estava em fase preliminar.

Pelo estatuto da estatal, o Plano Estratégico da Petrobras 2024-2028 precisa ser aprovado pelo acionista controlador, na figura do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. No entanto, Jean Paul Prates disse ao Correio do Estado que, talvez, nesta sexta-feira, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, anuncie alguma novidade.

Ele visitará as obras da ponte internacional sobre o Rio Paraguai, que ligará Porto Murtinho a Carmelo Peralta (Paraguai), que faz parte da Rota Bioceânica. Na semana passada, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o aviso de homologação e adjudicação pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para o início do acesso rodoviário de 13 quilômetros que ligará a BR-267 à ponte internacional.

Correio do Estado, 22/11/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo