Produção

Produção nacional de ureia na Argentina pretende duplicar com investimentos chineses

O governador da província de Buenos Aires, Axel Kicillof, anunciou hoje a construção de uma planta de produção de ureia e outra de fertilizantes NPK no porto de Bahía Blanca, com investimento de US$ 1,25 bilhão de capital chinês.

O Poder Executivo indicou que se trata de um investimento de US$ 1.250 milhões da empresa China Potassium Chemical Group (CPCG) e especificou que o projeto permitiria duplicar a capacidade produtiva e com ela a movimentação de fertilizantes.

A fábrica da Profertil em Bahía Blanca tem atualmente capacidade de produção de 1,3 milhão de toneladas de fertilizantes, sendo que no ano passado o volume mobilizado foi de 874 mil toneladas (91% correspondem à cabotagem local). A Profertil é uma parceria em partes iguais entre a petrolífera nacional YPF SA e a empresa canadense de fertilizantes Nutrien Ltd.

A nível nacional foram mobilizadas 4,4 milhões de toneladas de fertilizantes em 2022, o que significa que este projeto permitiria um crescimento de cerca de 25%.

Ao mesmo tempo, foi proposto que o investimento terá impacto na substituição de importações, uma vez que a nível nacional a ureia é produzida integralmente pela empresa Profertil, localizada no Complexo Petroquímico de Bahía Blanca, o volume produzido foi 50% maior do que em 2021, sendo o nível mais alto desde 2017.

MásEEnergía 16/11/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo