Produção

Projeto Potasio Río Colorado está na mira de grupo estadunidense

O projeto de mineração Potasio Río Colorado está prestes a abrir um novo capítulo para sua execução, agora graças ao interesse da Mosaic Company, que está forte na região, já que meses atrás adquiriu a divisão de fertilizantes da mineradora brasileira Vale.

A Mosaic é considerada a empresa número um de fertilizantes a nível global. O grupo é o resultado da aliança entre as multinacionais Cargill e IMC Global.

Enviados da empresa visitaram as instalações de potássio em Malargüe durante os primeiros dias de fevereiro. Em seguida, eles continuaram até o porto de Bahia Blanca, que é o local previsto para a liberação do potássio.

Atualmente, a planta de potássio depende Vale, que em setembro 2016 comprometeu-se a uma operação de redimensionamento, a fim de acelerar o início da atividade. Agora, no novo contexto, Mosaic parece um candidato natural para dar continuidade à empresa.

“O projeto da Argentina é uma opção que Mosaic pode exercer, dado que o fechamento da transação (a compra do negócio de fertilizantes Vale) está previsto para dezembro de 2017. A decisão final depende, entre outros fatores, do preço e da situação do mercado internacional”, disse o CEO da Vale na Argentina, Eduardo Santana Correia.

O Projeto Potasio Río Colorado tem um depósito de cloreto de sódio e de potássio, a uma profundidade média de 1.000 metros. Inicialmente, a Vale havia planejado um orçamento de 6.300 milhões de dólares para por em funcionamento da mina. Agora, a tarefa dada a consultoria australiana Hatch é de redesenhar o projeto para quase 1/3 da sua capacidade de produção original, que foi de 4 milhões de toneladas de cloreto de potássio por ano. Esta tarefa deve ser realizada de acordo com o contrato antes do final de junho.

 

iProfesional, 06/03/2017

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo