Pesquisa realizada pela Mosaic aponta benefícios do uso de enxofre e magnésio na cultura de algodão


A Mosaic Fertilizantes, maior produtora global de fosfatados e potássio combinados, realizou estudos de produtividade no plantio de algodão, no município de São Desidério, na Bahia. O objetivo da pesquisa foi analisar a resposta do algodoeiro a diferentes fontes de fertilizantes fosfatados e programas nutricionais, a fim de compreender quais as melhores alternativas para o produtor que deseja aumentar seu índice de produtividade.

Para a pesquisa, foram avaliados vários tratamentos com combinações entre SSP (superfosfato simples), MAP, enxofre elementar pastilhado, dois produtos premium fosfatados contendo enxofre sulfato e elementar no mesmo grânulo e um outro produto premium contendo enxofre e magnésio. Todos os tratamentos foram balanceados com doses de nitrogênio, P2O5 e K2O e utilizaram o método de aplicação na linha e cobertura à lanço.

O menor resultado apresentado foi no solo tratado apenas com MAP combinado com enxofre elementar pastilhado, que teve uma produtividade de pouco mais de 290 arrobas por hectare. Enquanto isso, todos os tratamentos com produtos premium tiveram os melhores resultados da pesquisa, com produtividades maiores ou iguais a 308,8 arrobas por hectare. O maior índice de produtividade foi alcançado com a combinação entre os dois fertilizantes premium, que foi de 327,3 arrobas por hectare.

“Um dos produtos premium utilizados para a pesquisa possui magnésio solúvel em água e, quando associado ao outro fertilizante premium fosfatado com enxofre elementar e sulfato no mesmo grânulo, a capacidade da lavoura é potencializada. Isso ocorre por conta da combinação entre enxofre sulfato e elementar, além do magnésio e fósforo, nutrientes contidos em ambos fertilizantes”, conta Flávio Bonini, Gerente de Produtos da Mosaic.

 

Portal do Agronegócio, 11/07/2017



Cadastre-se e receba semanalmente e gratuitamente direto em seu e-mail a Newsletter do GlobalFert.



© 2017 GlobalFert - Todos os direitos reservados

Principal provedor de informações
estratégicas no mercado de fertilizantes