Análises

A forte movimentação de fertilizantes e grãos continua em foco em 2020

No acumulado do ano até o mês de outubro, 3 portos foram os principais responsáveis pela entrada de fertilizantes no Brasil. Paranaguá representou 33,7% do total, Santos 17,7% e Rio Grande 15,4%. Em comparação com o ano anterior, o volume importado pelo porto de Paranaguá já é 24,3% superior.

Apesar da diminuição das atividades econômicas devido à pandemia, o agronegócio continuou movimentado os portos brasileiros: fertilizantes e, principalmente, as exportações de commodities agrícolas sendo responsáveis pelas maiores movimentações. Nos portos paranaenses, a soja foi o produto mais movimentado, apresentando alta em relação ao ano anterior. Da mesma forma, o açúcar também registrou um volume maior esse ano.

Nos últimos meses foi registrado também um aumento da movimentação pelos portos do arco norte para o escoamento de grãos que foi favorecido por melhorias nas rodovias. Para os fertilizantes, também foi registrado um aumento expressivo de importação nos portos das Regiões Norte e Nordeste, como Santarém, no Pará, que teve um aumento de 35% no acumulado dos primeiros 10 meses em relação ao mesmo período do ano anterior e o porto de Manaus, no Amazonas, que registrou um volume 34,8% superior no acumulado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − um =

Botão Voltar ao topo