Escalada do preço do cloreto de potássio e perspectivas para o segundo semestre
O cloreto de potássio apresenta aumento nos preços desde o início do ano, o que já era esperado devido aos menores patamares ocorridos em 2020 por conta das incertezas em meio à crise na saúde. Mesmo com a pandemia, o agronegócio como um todo apresentou resultados positivos e tem se fortalecido cada vez mais, sendo o Brasil um país de destaque e o 4º maior consumidor de fertilizantes. O país tem batido recordes na importação de cloreto de potássio e, em fevereiro, atingiu um milhão de toneladas, o maior volume registrado para o mês na série histórica.
Com esta alta demanda, os preços do potássio têm se recuperado rapidamente e a expectativa dos fabricantes é de demanda aquecida ao longo do ano. A renegociação que ocorreu com os contratos de fornecimento da Índia – de US$247/t para US$280/t FOB – evidencia que o mercado não está trabalhando com os valores praticados no ano passado. Em abril, a média de preços do mercado internacional subiu 13% em relação a março e as negociações no início de maio tem indicado aumentos ainda maiores.
O Brasil continua comprando e sendo um destino lucrativo, de modo que os preços ofertados já superam os de 2019. Estão previstas grandes cargas entre maio e julho nos portos brasileiros. A oferta mundial está direcionada e empresas como a canadense Canpotex estão com a produção comprometida para vendas nos próximos meses.
Para saber a tendência de preços dos fertilizantes NPK até o final da safra acesse a aba Inteligência em Fertilizantes e fale com nossa equipe.
Equipe Globalfert, 06/05/2021.