Análises

Sulfato de Amônio segue em alta de preços no cenário mundial

Desde o primeiro trimestre 2021, o preço do Sulfato de Amônio (SA) apresentou alta, o que deve refletir nos próximos meses. Houve aumento de 11% no preço, segundo análise GlobalFert, em relação a maio de 2020, registrando o maior valor desde fevereiro de 2020.

O preço FOB na Ásia também demonstrou aumento mantendo a crescente de valores que vem acontecendo gradualmente desde o início do ano. A China, maior fabricante e exportador de SA, movimentou a demanda em maio e isso, aliado à parada para manutenção de algumas fábricas e aumento do custo das matérias-primas, implicou em preços elevados no mercado internacional. O ácido sulfúrico, um dos direcionadores de custo do SA, apresentou aumento de 10% em relação ao último mês, sendo o maior valor dos últimos 7 anos para o mês, influenciando na alta dos preços. Esse aumento do ácido sulfúrico relaciona-se à baixa disponibilidade de Enxofre, que é utilizado na produção. A amônia, outra matéria-prima do Sulfato de Amônio, também registrou aumento de preço em 2021.

No Mar Negro e Europa, ocorreram negociações no mercado interno e externo que implicaram em aumento de preços. Houve redução da oferta na Holanda devido à uma paralisação da fábrica da Fibrant, o que ajudou a impulsionar os preços na região, que vinham em queda no mês passado.

No Brasil, o aumento de preços continua, com registro de alta no preço médio CFR em Paranaguá, no comparativo com os meses anteriores. O maior volume de importações de Sulfato de Amônio teve origem na China com 89 mil toneladas em maio, representando 78,3% do total, onde os preços tiveram aumento de 3,2% em média.

Para saber as tendências de preço e disponibilidade de nitrogenados para os próximos meses no Brasil acesse a aba Inteligência em Fertilizantes em nosso site e entre em contato com nossa equipe.

Globalfert, 16/06/2021.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − dois =

Botão Voltar ao topo